sábado, 16 de julho de 2011
CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE
Muito além de um congresso
Congresso Brasileiro de Folclore mostra a diversidade do patrimônio imaterial
Durante esta semana, São José dos Campos se transformou na capital brasileira do folclore, com a realização do XV Congresso Brasileiro de Folclore, realizado na Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). Com mais de 90 pesquisadores e 210 participantes, vindos de 25 estados brasileiros, foram realizadas, durante o Congresso, mais de 50 atividades entre mesas redondas, oficinas, exposições e grupos de trabalhos .
Com o tema “Histórias e Folclore: Caminhos que se entrecruzam” muitos assuntos foram levados às atividades do Congresso. A participação oficial do IPHAN – Instituto de Patrimônio, Histórico, Artísticos Nacional, e do CONDEPHAT – possibilitou novos olhares sobre os planos de salvaguarda e preservação do patrimônio imaterial e das políticas para as culturas populares.
Aprendizado: Atividades A exposição “Olhares que se Entrecruzam”, instalada na Praça de Convivência da FCCR, foi dividida por eixos temáticos: festas, folguedos, religiosidade popular, artesanato, culinária, e revelou um panorama da diversidade cultural do país, apresentando ao público, imagens de pesquisas de diferentes linguagens e estilos.
As oficinas possibilitaram vivências da cultura tradicional, por meio de seus dançantes e brincantes das expressões tradicionais do Jongo, Reisado Sergipano e percussão, proporcionaram um maior conhecimento sobre cada uma das manifestações indo além da demonstração dos passos da dança, ensinando e explicando o seu verdadeiro significado.
Nas mesas e painéis, realizados durante o evento, os participantes discutiram a questão da cultura imaterial em suas diversas formas: música, dança, culinária e artesanato. Além disso, os grupos inscritos nos Grupos de Trabalho (GTs) apresentaram aos participantes as experiências desenvolvidas em seus trabalhos.
Durante todo o evento, os participantes puderam conviver e vivenciar a cultura tradicional paulista apresentada no X Revelando São Paulo Vale do Paraíba, com a participação de 90 municípios do interior do Estado: Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Litoral Sul, Vale do Ribeira, entre outros, que participaram de 100 estandes, entre artesanato e culinária, além das várias manifestações folclóricas que aconteceram no palco externo, no Parque da Cidade.
O XV Congresso Brasileiro de Folclore foi fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Abaçai Cultural e Arte, Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Novidades: No próximo ano, a presidenta Maria de Lourdes de Macena, da Comissão Nacional de Folclore, anunciou o primeiro Congresso Internacional de Folclore, que será realizado no Ceará, o VII Seminário de Ações Integradas de folclore, no Mato Grosso, e o XVI Congresso Brasileiro de Folclore, que vai acontecer em Santa Catarina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário