quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Noites em Processo - Espetáculo: A Seca da Alma


Noites em Processo

Grupos de teatro com espetáculos em processo de criação e ensaios são convidados a compartilhar com o publico as suas buscas, criando, dessa forma, um canal de diálogo sobre seus processos de criação teatral.

Espetáculo: A Seca da Alma
Com a Cia Independente de Teatro – Núcleo Nova Ação Films
Direção: Processo colaborativo, orientação geral de Paulo Barja
Elenco: Cia. Independente de Teatro – Núcleo Nova Ação Films (Osni Henrique, Mariana Alpino, Silvia Galter, Anne Karoline)
25 de agosto, às 20h00
Entrada Franca
Obs: Retirada de convite uma hora antes do inicio do evento
Local:
Avenida Olivo Gomes, 100, Santana
Referência: Entrada pelo Parque da Cidade
Informações: 12 3924-7300
email: cet@fccr.org.br
Site: www.fccr.org.br

Apresentação:

“A Seca da Alma” é uma performance teatral em que a Cia Independente de Teatro se utiliza de poesia, música e narrativa para sensibilizar o público sobre as condições de vida do povo nordestino e o conseqüente fenômeno migratório. O projeto nasceu da vontade do grupo de promover uma reflexão sobre a principal causa da migração nordestina para as regiões Sul e Sudeste do Brasil no século XX: a seca, que castiga a população da região árida e semi árida do Brasil.
O espetáculo inclui trechos de poemas como “A Seca do Ceará”, do mestre cordelista Leandro Gomes de Barros. A parte musical inclui o clássico “Asa Branca”, tema tradicional nordestino adaptado por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, bem como a canção “Vida é Pra Celebrar”, composta por Paulo Barja especialmente para o espetáculo.
Com uma performance teatral apresentando como eixo central a questão da seca e da migração, esperamos estimular o debate em torno destes e de outros temas sociais. Observamos que a apresentação de notícias regionais dentro do espetáculo permite fazer um paralelo entre a realidade histórica e acontecimentos recentes de nossa região - se falta saneamento básico, água e comida para alguns, outros são vítimas da violência. Assim, ao final da peça, o que se espera é que o público reflita sobre a realidade brasileira, com seus desafios e contradições.
Ficha Técnica:
Concepção e pesquisa: coletiva
Autores (poemas): Leandro Gomes de Barros, Patativa do Assaré e Paulo Barja
Textos: Notícias (PB, a partir de notícias veiculadas na imprensa), A seca no Ceará (LGB), A Morte de Nanã (PA), Saudade (PA), Falas Nordestinas (PB), Do Ceará pra Cá (PB)
Músicas: Asa Branca (Luiz Gonzaga); Vida é Pra Celebrar (Paulo Barja)
Direção: processo colaborativo, sob orientação geral de Paulo Barja
Direção musical: Anne Karoline

Contato:
Paulo Barja
paulobarja@ig.com.br
Tel: (12) 33220374 / (12) 91293335 / www.paulobarja.blogspot.com

Nenhum comentário: