6ª Semana Chico Triste tem várias atrações programadas
Em mais uma homenagem ao patrono do Espaço Cultural Chico Triste, na Vila Tesouro, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) realiza de 8 a 12 de junho a 6ª Semana Chico Triste. A programação prevê uma série de atividades entre exposições, discussões, homenagens e reflexões referentes à cultura popular da região.
A abertura no dia 8 ocorrerá às 19 horas, com a presença da sobrinha de Chico Triste, Valéria Barbieri, além de amigos, conhecidos e ex-alunos. Também haverá apresentações de dança, música, canto coral, exibição de documentário e início de quatro diferentes exposições, que se alongarão até o dia 30 do mês.
Francisco Pereira da Silva (Chico Triste) nasceu em 1918 em Sergipe e faleceu em 1981 em São José dos Campos. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura e Sociedade Joseense de Cultura, da Comissão Paulista de Folclore da Unesco e da Associação Brasileira de Folclore. Fundou, foi editor, redator e cronista de vários jornais da região. Também fundou a Biblioteca Pública Edgard Pontes de Caçapava e o Instituto Histórico e Geográfico de Ubatuba.
O Espaço Cultural Chico Triste foi fundado em 1996 e atende a população da Vila Industrial, Vila Tesouro e região. Conta hoje com mais de mil alunos participando de 54 oficinas e também tem uma programação permanente de atividades culturais nas áreas da poesia, música e teatro; além de exposições variadas. Seu funcionamento é de terça a sexta, das 8h às 22h, e sábado, das 8h às 17h.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 6ª SEMANA
Dia 8 (terça-feira)
*10h: Oficina de capoeira
*15h: Oficina de percussão
*19h: Abertura oficial com apresentação de dança de São Gonçalo, Zé da Viola e alunos, Diamante e Diamantino, Duplas de Violeiros (diversas), Quadrilha da Casa do Idoso, Canto Coral (Carlos Rogério e alunos), exibição do documentário ‘Palavras D’Água’, dirigido por Dalmir Ribeiro Lima; e abertura das exposições.
Dia 9 (quarta-feira)
*20h: Participação de Sandro Zamá e alunos; exibição do documentário ‘Palavras D’Água’, dirigido por Dalmir Ribeiro Lima.
Dia 10 (quinta-feira)
*08h às 12h: ‘Vivência Cultural’, na Escola Francisco Pereira da Silva.
*10h: ‘Vivência Cultural’, na oficina de criação de brinquedos.
*19h: ‘Roda de Lembranças’ – homenagem póstuma ao figureiro Reinaldo e à Leda de Fátima Rodrigues (antiga moradora do bairro). Participação especial de Lili Figureira e família; Luis Paulo, Tina Lemos, moradores antigos e representantes de manifestações folclóricas da região. Exibição dos documentários ‘Chuva de Anjos’, dirigido por Susan Clemesha, e ‘Juca Piau’, dirigido por Mario Galindo.
Dia 11 (sexta-feira)
*10h00: ‘Vivência Cultural’, com oficina de modelagem em argila.
*20h00: Marcos Cuca e alunos; exibição do documentário ‘Palavras D’Água’, dirigido por Dalmir Ribeiro Lima.
Dia 12 (sábado)
*16h00: ‘Vivência Cultural’, com oficina de capoeira.
*19h00: encerramento, com apresentação do Grupo de Moçambique da Vila Tesouro, Duo à Brasileira (Pedro Palma e Diego Prado), Paulista, Zé do Vale e banda; e exibição do documentário ‘Palavras D’Água’, dirigido por Dalmir Ribeiro Lima.
EXPOSIÇÕES
‘Chico Triste, Vida e Obra’: Fotos, objetos, livros, recortes de jornais extratos de crônicas e artigos, escritos pelo folclorista e por pessoas que conviveram com ele.
‘Lili Figureira, suas figuras e histórias’: Fotos e peças de Dona Lili Figureira, buscando traçar uma trajetória da vida e da obra dessa grande artista popular de nossa região.
‘Memórias de Nossas Vilas’: Homenagem à Leda de Fátima Rodrigues: Os nossos bairros vão sendo construídos e estruturados com a luta e empenho de pessoas que se esforçam pelo bem comum da sociedade.
‘Formas e Cores do Imaginário Popular’: Bonecões, máscaras, bandeiras, pinturas, desenhos, figuras e objetos criados por artistas populares da região e da cidade.
SOBRE A SEMANA CHICO TRISTE
Considerado o evento de maior destaque no espaço, a Semana Chico Triste foi criada em 2005 e, hoje, é lei municipal, fazendo parte do calendário oficial da cidade. O evento acontece sempre no mês de junho – preferencialmente na semana de 5 de junho, dia do nascimento de Chico Triste – com oficinas, apresentações, exibição de vídeos, exposições, debates e palestras.
O espaço promove, ainda, o projeto Memória de nossas vilas, que busca registrar a história e memória de pessoas e símbolos materiais e imateriais, importantes para a comunidade da Vila do Tesouro e região.
Serviço: Espaço Cultural Chico Triste - Rua Milton Cruz, s/nº, Vila Tesouro. Informações: 3929-7559.
sábado, 5 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário