sexta-feira, 8 de outubro de 2010

‘Museu Vivo’ tem várias atividades previstas para domingo à tarde


O Museu do Folclore de São José dos Campos, ligado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, realiza nos dias 10, 17 e 24 deste mês, novas atividades do Programa Museu Vivo. Elas são gratuitas e acontecem sempre aos domingos, das 14h às 17h, reunindo culinária, artesanato e música caipira. No dia 31, em razão do segundo turno das eleições, o programa não será realizado.

Nestes três domingos os participantes poderão aprender como criar figuras com argila, flores em papel e bonecas de pano. Tudo ensinado pelos próprios artesãos. Os encontros ainda permitem aprender a fazer um tradicional ‘biscoito trancinha’, pipoca de araruta e biscoito de polvilho, sempre com acompanhamento de apresentações de música tradicional.

Museu Vivo: O programa ‘Museu Vivo’ busca reunir portadores de ‘saberes’ e ‘fazeres’ tradicionais da cultura regional para demonstrarem, de forma espontânea, seus conhecimentos. Essa vivência permite conhecer esses ‘mestres’ anônimos, assim como a forma como vivem e como aprenderam a técnica que desenvolvem.

Confira a programação

Dia 10: ‘Biscoito trancinha’, com Terezinha de Lourdes Maciel Souza; figuras com argila, com Maria José Oliveira Rodrigues; apresentação de música raiz com Maria Cristina Auretta (voz e violão).
Dia 17: Pipoca de araruta, com Maria José; flor de papel, com Railde Ribeiro; e apresentação de música raiz, com Tertuliano.
Dia 24: Biscoito de polvilho, com Anderson Marcos; boneca de pano, com Ivanir Aparecida Rodrigues; apresentação musical com ‘Trio da Roça’.

Serviço: Museu do Folclore de São José dos Campos – Avenida Olivo Gomes, 100, Santana (Parque da Cidade). Informações: 3924-7354 / 7302. Entrada franca.

Nenhum comentário: