Nós, aqui no Velhus Novatus, acabamos de encerrar mais uma noite de labuta. Ainda suados dos trabalhos, e pós ensaio, saímos para espairecer um pouco e refletir sobre o que e, como estamos construindo essa nossa nova história...
Foi Rubem ...Alves quem nos inspirou no dia de hoje:
Assim são as imagens poéticas
elas tem o poder de ir
lá no fundo da alma
onde moram os esquecimentos
E, quanto um desses esquecimentos
acorda, a gente sente uma estremeção
no corpo, é isso que faz a poesia
Ela cata pedaços
perdidos de nós
Falando um pouco mais do projeto... Segue o texto que escrevi a algum tempo atrás sobre esse nosso processo de pesquisa:
PROJETO MEMÓRIAS DE SANT’ANNA
O projeto Memórias de Sant’Anna, nasceu a partir da necessidade do grupo de intensificar os trabalhos de pesquisa pautados na cultura popular da região do Vale do Paraíba, iniciado a partir da montagem do espetáculo O Auto do Julgamento, no ano de 2005.
Escolhemos o tradicional bairro de Santana como nosso objeto de pesquisa, considerando que o mesmo possui uma trajetória singular na cidade de São José dos Campos.
Bairro de vários caminhos, a partir das Bandeiras e do Tropeirismo, da Industrialização e da Reafirmação Cultural no momento presente.
Estamos registrando, pesquisando e ouvindo as vozes das pessoas que possuem forte relação com o bairro para, a partir desses caminhos, imagens, depoimentos e lembranças construirmos a história que se transformará no nosso próximo espetáculo, pautado na cultura popular, na memória e nas vivências junto aos detentores dessa história: a própria população.
Abraços metafóricos e até daqui a pouco
Nenhum comentário:
Postar um comentário