segunda-feira, 3 de maio de 2010

Carta aberta a revista Valeparaibano

Caríssimos

Moro em São José dos Campos há quase duas décadas e sou integrante da comissão de escritores da cidade - III Festival da Mantiqueira.

Venho através deste externar meu sentimento de pesar em relação a matéria “Letras na Serra” publicada na revista Vale Viver edição de Maio.
Estive em todas as edições desta Feira Literária e clarividente os escritores da nossa cidade permanecem a margem.
Em 2008 a invisibilidade para com esta demanda foi tão alarmante a ponto dos responsáveis pelo evento chamarem a guarda municipal para nos retirar da praça. Simplesmente por que conversávamos e estávamos “em bando” (expressão usada por um dos organizadores do evento). Após esse episódio fiz um pedido verbal a Fundação Cultural Cassiano Ricardo no intuito de conseguirmos algo que nos assegurássemos o direito de permanecer no local durante o evento. Em 2009 houve a concessão de uma TENDA embora sem qualquer apoio logístico ou estrutural. Nascia ali o OFF FEST (literatura off-line) e com tristeza percebemos a prevalência da exclusão e do menosprezo para com o escritor joseense. Inclusive com o nosso imortal Cassiano Ricardo, que no ano passado sequer seu nome ou o nome da sua cidade foram citados na programação visual do evento, dando a entender que São Francisco Xavier é uma cidade independente de São José dos Campos.
Ressalto que a nossa literatura em nada perde para a nacional. Temos escritores com o dom legado aos poetas de estirpe que escrevem com propriedade, congruência e aptidão.
E com grande tristeza percebemos que esta depreciação para com os escritores é efetivada não apenas pelas organizações políticas e sociais mas também extensiva a imprensa. E como disse o poeta na sua queixa antiga “ É uma dor que me dói muito longe...Dor antiga separada do corpo”.

Sem mais

Zenilda Lua

Nenhum comentário: