sexta-feira, 30 de julho de 2010

Galeria recebe exposição com 47 obras de ‘Mestre Justino’


‘Vida à arte’ é o nome da nova exposição que o Espaço das Artes Helena Calil, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), recebe de 31 de julho a 21 de agosto. São 47 telas do pintor Sebastião Justino Faria, o ‘Mestre Justino’ do Vale do Paraíba, como ficou conhecido no meio artístico.

As obras reunem pinturas em tinta a óleo e desenhos que eram característicos do artista. Por meio de sua pintura carregada de força, ele exaltou os costumes e a cultura da região. Todo o material foi cedido à FCCR pela sua família, por intermédio do filho Paulo Cezani.

Há muito tempo São José dos Campos não recebe uma exposição de ‘Mestre Justino’ e esta, com certeza, é uma oportunidade imperdível para os apreciadores das obras do artista. Além dos quadros os visitantes poderão acompanhar um documentário sobre a sua vida.

Um segundo vídeo, com depoimentos dos artistas Adão Silvério e Régis Machado, e do jornalista Carlos Abranches, sobre a vida e obra de ‘Mestre Justino’, também será exibido no período da exposição.

Sobre o artista: Sebastião Justino Faria nasceu em Redenção da Serra (1932) e faleceu em Taubaté (1994), deixando obras originais que o identificam como um dos maiores artistas do país. Em vida, expôs suas obras em mais de 60 salões, realizou seis exposições individuais e 15 coletivas; e criou dezenas de murais. Sua principal inspiração era Cândido Portinari.

Além de pintar e desenhar, ‘Mestre Justino’ também lecionou em algumas Escolas de Arte da região, mas foi na Escola de Música, Artes Plásticas e Cênicas Maestro Fego Camargo, que recebeu o título de mestre.

Serviço: Espaço das Artes Helena Calil – Praça Padre João, 34, Centro. Funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Informações: 3921 – 7206.

Nenhum comentário: